Minha foto
Advogado. Especialista em Direito Médico e Odontológico. Especialista em Direito da Medicina (Coimbra). Mestre em Odontologia Legal. Coordenador da Pós-graduação em Direito Médico e Hospitalar - Escola Paulista de Direito (EPD). Coordenador da Pós-graduação em Direito Médico, Odontológico e da Saúde (FMRP-USP). Preceptor nos programas de Residência Jurídica em Direito Médico e Odontológico (Responsabilidade civil, Processo ético médico/odontológico e Perícia Cível) - ABRADIMED (Academia Brasileira de Direito Médico). Membro do Comitê de Bioética do HCor. Docente convidado da Especialização em Direito da Medicina do Centro de Direito Biomédico - Universidade de Coimbra. Ex-Presidente das Comissões de Direito Médico e de Direito Odontológico da OAB-Santana/SP. Docente convidado em cursos de Especialização em Odontologia Legal. Docente convidado no curso de Perícias e Assessorias Técnicas em Odontologia (FUNDECTO). Docente convidado do curso de Bioética e Biodireito do HCor. Docente convidado de cursos de Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde. Especialista em Seguro de Responsabilidade Civil Profissional. Diretor da ABRADIMED. Autor da obra: COMENTÁRIOS AO CÓDIGO DE ÉTICA MÉDICA.

terça-feira, 25 de abril de 2017

Comissão vai propor a realização de campanha para divulgar Código de Ética

O cumprimento do Código de Ética é necessário para o bom exercício da Odontologia. Diante disso, a Comissão de Educação do CFO vai propor a realização de uma campanha educativa para esclarecer a categoria em relação à conduta profissional. A intenção é evitar infrações, principalmente por propaganda irregular, falta de respeito entre colegas e quebra de confiança na relação paciente/cirurgião-dentista.

Segundo o presidente da comissão, João Américo Normanha, serão produzidos vídeos para divulgação na internet e na televisão: “Nós vamos pedir aos conselhos estaduais informações sobre os processos mais comuns para orientar a criação das peças”, explica. A campanha está prevista para outubro, o mês do cirurgião-dentista.

A iniciativa foi definida em reunião nos dias 17 e 18 de abril, na sede do CFO em Brasília. O encontro também contou com a presença dos seguintes integrantes da comissão: Altair Dantas de Andrade (RJ), Eduardo Ferreira da Motta (MS), Maria Carméli Correia Sampaio (PB) e Francisco Xavier Paranhos Coelho Simões (BA).

Eles decidiram, ainda, propor ao CFO que as comissões de Educação e de Ensino se reúnam com a diretoria da Associação Brasileira de Ensino Odontológico (Abeno). O objetivo é reavaliar a grade curricular do curso de Odontologia em busca de uma normatização para todo o país.

Fonte: CFO