terça-feira, 20 de maio de 2014

CE: MP vai apurar mortes de infectados por bactéria

Oito pacientes foram infectados por bactéria no Hospital de Messejana

A promotora de Justiça Isabel Porto, do Ministério Público do Estado do Ceará (MPE-CE), instaurou procedimento administrativo para apurar a morte de sete pacientes internados no Hospital de Messejana, em Fortaleza, em razão de infecção causada pela bactéria Acinetobacter balmani. No total, oito pessoas foram contaminadas pela bactéria e sete morreram até a última quinta-feira (8), segundo a direção do hospital. O oitavo paciente contaminado está isolado, em estado grave, mas, segundo o hospital, não corre o risco de morrer.

Segundo o médico Ernani Ximenes, diretor do hospital, a bactéria é muito comum em ambientes hospitalares com pacientes graves. A Acinetobacter balmani é multirresistente, muito contagiosa, porém ainda sensível a alguns antibióticos. A transmissão ocorre pelo contato direto com as mãos e objetos.

De acordo com a promotora, considerando a urgência que o caso requer, foram enviados ofícios ao Conselho Regional de Medicina do Estado do Ceará (CRM-CE) e ao Núcleo de Vigilância Sanitária da Secretaria da Saúde do Estado, para que realizem inspeções junto à unidade hospitalar, com o envio de relatório à Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde Pública, no prazo de cinco dias.

O Ministério Público também deu o prazo de cinco dias para que a direção do Hospital de Messejana preste informações sobre o caso e as providências adotadas. Além disso, o MPE oficiou a Superintendência da Polícia Civil, requisitando a instauração de inquérito policial, para apuração de responsabilidades quanto ao possível ilícito envolvendo a morte dos pacientes.

Fonte: Verdes Mares