Rio - A Clínica Odontológica Flávia Sampaio Ltda (ME) foi condenada pelo Tribunal de Justiça do Rio (TJ-RJ) a pagar R$ 5 mil de indenização, por danos morais, a uma paciente que foi vítima de erro no tratamento. Ana Lúcia de Souza deve receber ainda R$ 249, por danos materiais, ter o investimento de R$ 100 devolvido.
A relatora do recurso interposto pela clínica, desembargadora Leila Albuquerque, considerou que a dentista não conseguiu provar que não houve erro no tratamento dentário da paciente.
“Verifica-se que a ré afirmou não ter havido qualquer falha na prestação de seu serviço, mas não trouxe qualquer prova documental nem requereu a produção de perícia técnica, a qual seria apta a corroborar suas alegações``, concluiu.
A paciente conta que no dia 18 de janeiro de 2008 contratou os serviços da clínica para fazer limpeza e verificação de rotina dos dentes. Segundo ela, a dentista que a atendeu disse que seria preciso fazer um canal e colocar resina em dois dentes. Após várias sessões, nas quais sentiu muita dor, lhe foi receitado analgésico e a dentista lhe informou que o canal estava concluso. A profissional afirmou também que a dor era em decorrência de um erro, posto que só fora retirado metade do nervo.
Deste modo, foi realizado o procedimento de retirada do nervo restante, dando o tratamento por encerrado. Ocorre que, durante o feriado de carnaval e diante da dor persistente, a paciente foi a uma clínica de emergência e lhe foram receitados mais medicamentos. Ela alega que foram necessárias mais três sessões para o tratamento do canal e que, em contato com a dentista da clínica, esta se comprometeu a devolver o valor pago, o que não foi cumprido até agora.
Fonte: O Dia online