segunda-feira, 19 de julho de 2010

Notificação de investigação prévia, o novo procedimento da ANS

A implantação tem como objetivo a apuração de denúncias dos pacientes com mais rapidez

A partir de agosto de 2010, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) implantará um novo mecanismo - Notificação de Investigação Preliminar (NIP) - para mediar os conflitos entre consumidores que tiverem pedidos de cobertura negados e as operadoras de plano de saúde.
A implantação tem como objetivo a apuração de denúncias dos pacientes com mais rapidez. Tal fato, possibilitará que as operadoras de planos de saúde revertam suas decisões e autorizem procedimentos médicos imediatos. Desta forma, punições serão evitadas e criarão uma alternativa às ações judiciais que garantem atendimentos por intermédio de liminares.
Através do projeto-piloto de implantação da NIP, realizado pela agência desde outubro 2008, a ANS já apurou que 56% das reclamações de pacientes foram resolvidas e as denúncias arquivadas. Com a ampliação do Projeto para os Núcleos de Atendimento Regionais, o sucesso do projeto piloto foi ainda maior, com índice de solução superior a 81%.
As operadoras de saúde denunciadas à ANS por negar pedidos de cobertura de exames, tratamentos e cirurgias serão notificadas, através da NIP, e terão até cinco dias para decidir se revertem a decisão ou mantêm a negativa. Desta maneira, os processos administrativos sancionadores somente serão abertos, se não houver acordo entre as partes e a agência confirmar a irregularidade.
``Com essa medida ocorrerá uma diminuição considerável do número dos processos administrativos instaurados pela ANS e, consequentemente, a redução de multas``, diz Suelly Molina, advogada e sócia do escritório Euds Advogados, especializado no mercado de seguros.

Fonte: Jornal Monitor Mercantil