Minha foto
Advogado. Especialista em Direito Médico e Odontológico. Especialista em Direito da Medicina (Coimbra). Mestre em Odontologia Legal. Coordenador da Pós-graduação em Direito Médico e Hospitalar - Escola Paulista de Direito (EPD). Coordenador da Pós-graduação em Direito Médico, Odontológico e da Saúde (FMRP-USP). Preceptor nos programas de Residência Jurídica em Direito Médico e Odontológico (Responsabilidade civil, Processo ético médico/odontológico e Perícia Cível) - ABRADIMED (Academia Brasileira de Direito Médico). Membro do Comitê de Bioética do HCor. Docente convidado da Especialização em Direito da Medicina do Centro de Direito Biomédico - Universidade de Coimbra. Ex-Presidente das Comissões de Direito Médico e de Direito Odontológico da OAB-Santana/SP. Docente convidado em cursos de Especialização em Odontologia Legal. Docente convidado no curso de Perícias e Assessorias Técnicas em Odontologia (FUNDECTO). Docente convidado do curso de Bioética e Biodireito do HCor. Docente convidado de cursos de Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde. Especialista em Seguro de Responsabilidade Civil Profissional. Diretor da ABRADIMED. Autor da obra: COMENTÁRIOS AO CÓDIGO DE ÉTICA MÉDICA.

quinta-feira, 11 de abril de 2013

Urgências em Lisboa concentradas em dois hospitais para algumas especialidades

Durante a noite, os doentes têm de se dirigir aos hospitais de Santa Maria ou de S. José para receber tratamento em especialidades como oftalmologia ou gastroenterologia, avança o Jornal de Negócios.

Até Julho, as urgências da zona de Lisboa e Vale do Tejo vão ser reorganizadas de forma a concentrar nos hospitais de Santa Maria e de S. José algumas valências, durante a noite. É o caso das especialidades de oftalmologia, cirurgia vascular, cirurgia plástica, neurologia, gastroenterologia, psiquiatria e grandes traumatizados, segundo avança o Jornal de Negócios.

Os doentes que se dirijam a outro hospital para receberem tratamento de urgência naquelas áreas entre as 20h e as 8h “serão transferidos” para o Santa Maria ou para o S. José, com o apoio do INEM e da Linha Saúde 24, garante a Administração Regional de Saúde (ARS) de Lisboa e Vale do Tejo.

A reestruturação da rede já estava prevista mas será apressada devido ao chumbo do Tribunal Constitucional de quatro medidas do Orçamento do Estado para 2013, noticia o Jornal de Negócios na edição desta quinta-feira.

Fonte oficial da ARS disse àquele jornal que o objectivo é cumprir o “esforço de racionalização de recursos e em áreas que a casuística de atendimentos o permita sem perturbação da qualidade dos cuidados prestados aos doentes”.

As valências referidas estarão reorganizadas até ao final de Julho e, em relação às restantes, a ARS não se compromete com datas. Esta reestruturação no funcionamento da rede diz respeito apenas ao período nocturno, das 20h às 8h.

Actualmente, segundo o mesmo jornal, o serviço de urgência nocturno de otorrinolaringologia na zona de Lisboa e Vale do Tejo já só funciona no Hospital de Santa Maria.

Fonte: www.publico.pt