Minha foto
Advogado. Especialista em Direito Médico e Odontológico. Especialista em Direito da Medicina (Coimbra). Mestre em Odontologia Legal. Coordenador da Pós-graduação em Direito Médico e Hospitalar - Escola Paulista de Direito (EPD). Coordenador da Pós-graduação em Direito Médico, Odontológico e da Saúde (FMRP-USP). Preceptor nos programas de Residência Jurídica em Direito Médico e Odontológico (Responsabilidade civil, Processo ético médico/odontológico e Perícia Cível) - ABRADIMED (Academia Brasileira de Direito Médico). Membro do Comitê de Bioética do HCor. Docente convidado da Especialização em Direito da Medicina do Centro de Direito Biomédico - Universidade de Coimbra. Ex-Presidente das Comissões de Direito Médico e de Direito Odontológico da OAB-Santana/SP. Docente convidado em cursos de Especialização em Odontologia Legal. Docente convidado no curso de Perícias e Assessorias Técnicas em Odontologia (FUNDECTO). Docente convidado do curso de Bioética e Biodireito do HCor. Docente convidado de cursos de Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde. Especialista em Seguro de Responsabilidade Civil Profissional. Diretor da ABRADIMED. Autor da obra: COMENTÁRIOS AO CÓDIGO DE ÉTICA MÉDICA.

quarta-feira, 3 de abril de 2013

Polícia de Campinas (SP) investiga falha humana em mortes após ressonância magnética

A polícia de Campinas (a 93 km de São Paulo) informou nesta quarta-feira (3) que investiga uma possível falha humana nas três mortes ocorridas após a realização de exames de ressonância magnética no Hospital Vera Cruz, em 28 de janeiro deste ano.

Assim como ato criminoso, as possibilidades de contaminação e envenenamento foram descartadas por laudos parciais, feitos pelos laboratórios do Instituto Adolfo Lutz e da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

De acordo com o delegado José Carlos Fernandes, responsável pelas investigações, mesmo sem um laudo final, as investigações estão direcionadas para falha humana.

"Os laudos que já temos descartaram homicídio, contaminação e envenenamento. Por isso, seguimos investigando falha humana, seja na aplicação do contraste ou na manipulação do equipamento", ressaltou Fernandes.

Agora, a polícia espera os laudos finais da Unicamp e do Instituto Médico Legal (IML) para concluir o inquérito.

"Ainda não há previsão porque o laudo final será do IML, mas ele ainda depende do laudo que será feito pela Unicamp. Mas estamos dependendo apenas desses resultados para encerrar o inquérito policial. Tudo o que podia ser feito para auxiliar as investigações, como ouvir as testemunhas e reconstituir o caso, já foi feito. Agora, é aguardar os laudos finais", ressaltou o delegado.

Exames liberados

Depois de quase dois meses de interdição, o Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa) de Campinas liberou no dia 22 de março a realização de exames de ressonância magnética no hospital. Entretanto, a liberação vale apenas para os testes que não fazem uso de contraste.

Segundo a diretora do Devisa, Brigina Kemp, não há mais motivos para manter o setor interditado, uma vez que desde o início das investigações nada foi apontado de problema nos equipamentos que realizam o exame.

"Além disso, notamos uma certa preocupação da clínica em resolver os problemas apontados, principalmente no que diz respeito a rastreabilidade, e vimos que todas as medidas corretivas foram adotadas. Eles se adequaram, fizeram novos treinamentos com funcionários e do ponto de vista da segurança, o local está liberado" , disse a diretora.

A clínica Ressonância Magnética Campinas (RMC), empresa responsável pelos exames no hospital, havia sido autuada, em fevereiro, por falhas no preenchimento das fichas das vítimas.

O caso

Três pessoas, com idades entre 25 e 38 anos, morreram no dia 28 de janeiro, após a realização de exames de ressonância magnética no Hospital Vera Cruz. Após os óbitos, o setor foi imediatamente interditado pela Vigilância em Saúde do município.

A primeira a passar mal foi Mayra Cristina Augusto Monteiro, de 25 anos, que fez o exame e foi liberada. Mas passou mal e teve de voltar para o pronto-socorro do hospital, onde morreu.

As outras vítimas, Manuel Pereira de Souza, de 38 anos, e Pedro José Ribeiro Porto Filho, de 36 anos, morreram logo após a realização da ressonância.

Todos realizaram o exame na cabeça e fizeram uso do contraste. Eles tiveram parada cardiorrespiratória.

O caso veio à tona na manhã do dia seguinte. Desde então, uma comissão investiga as causas das mortes, inéditas na literatura médica.

Fonte: UOL