Minha foto
Advogado. Especialista em Direito Médico e Odontológico. Especialista em Direito da Medicina (Coimbra). Mestre em Odontologia Legal. Coordenador da Pós-graduação em Direito Médico e Hospitalar - Escola Paulista de Direito (EPD). Coordenador da Pós-graduação em Direito Médico, Odontológico e da Saúde (FMRP-USP). Preceptor nos programas de Residência Jurídica em Direito Médico e Odontológico (Responsabilidade civil, Processo ético médico/odontológico e Perícia Cível) - ABRADIMED (Academia Brasileira de Direito Médico). Membro do Comitê de Bioética do HCor. Docente convidado da Especialização em Direito da Medicina do Centro de Direito Biomédico - Universidade de Coimbra. Ex-Presidente das Comissões de Direito Médico e de Direito Odontológico da OAB-Santana/SP. Docente convidado em cursos de Especialização em Odontologia Legal. Docente convidado no curso de Perícias e Assessorias Técnicas em Odontologia (FUNDECTO). Docente convidado do curso de Bioética e Biodireito do HCor. Docente convidado de cursos de Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde. Especialista em Seguro de Responsabilidade Civil Profissional. Diretor da ABRADIMED. Autor da obra: COMENTÁRIOS AO CÓDIGO DE ÉTICA MÉDICA.

terça-feira, 9 de abril de 2013

Morre sexto bebê em UTI neonatal do Hospital de Ceilândia, no DF

HRC confirma morte de dois recém-nascidos por bactéria Serratia.
Em dez dias, seis crianças morreram na maternidade do hospital.


A assessoria do Hospital Regional de Ceilândia (HRC) confirmou a morte de mais um bebê na UTI neonatal do hospital, na madrugada desta terça (9). Em dez dias, seis recém-nascidos morreram na UTI da maternidade.

A Secretaria de Saúde confirmou a morte de dois bebês por infecção da bactéria Serratia. Segundo o governo, as mortes de duas crianças estão sendo investigadas e as de outras duas crianças não têm ligação com a bactéria. Seis crianças seguem internadas. O hospital confirmou que dois bebês foram diagnosticados com a bactéria e estão sendo tratados com antibióticos.

A transmissão da bactéria ocorre principalmente por causa da falta de higiene nas mãos. A batéria Serratia causa diminuição das plaquetas no sangue, que é responsável pela coagulação. Pacientes com baixa quantidade de plaquetas estão mais suscetíveis a anemias e hemorragias.

Segundo a Secretaria de Saúde, especialistas em infecção hospitalar estão trabalhando para isolar o micro-organismo. A secretaria informou que os partos no hospital de Ceilândia vão continuar sendo realizados, mas mães e bebês não serão internados na unidade. Eles serão transferidos para outros hospitais.

Segundo a Secretaria de Saúde, não há motivo para pânico. A orientação é que as mulheres grávidas de Ceilândia continuem a procurar o hospital da região. O GDF informou que as pacientes receberão orientação sobre os procedimentos no local.

Fonte: Globo.com