Minha foto
Advogado. Especialista em Direito Médico e Odontológico. Especialista em Direito da Medicina (Coimbra). Mestre em Odontologia Legal. Coordenador da Pós-graduação em Direito Médico e Hospitalar - Escola Paulista de Direito (EPD). Coordenador da Pós-graduação em Direito Médico, Odontológico e da Saúde (FMRP-USP). Preceptor nos programas de Residência Jurídica em Direito Médico e Odontológico (Responsabilidade civil, Processo ético médico/odontológico e Perícia Cível) - ABRADIMED (Academia Brasileira de Direito Médico). Membro do Comitê de Bioética do HCor. Docente convidado da Especialização em Direito da Medicina do Centro de Direito Biomédico - Universidade de Coimbra. Ex-Presidente das Comissões de Direito Médico e de Direito Odontológico da OAB-Santana/SP. Docente convidado em cursos de Especialização em Odontologia Legal. Docente convidado no curso de Perícias e Assessorias Técnicas em Odontologia (FUNDECTO). Docente convidado do curso de Bioética e Biodireito do HCor. Docente convidado de cursos de Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde. Especialista em Seguro de Responsabilidade Civil Profissional. Diretor da ABRADIMED. Autor da obra: COMENTÁRIOS AO CÓDIGO DE ÉTICA MÉDICA.

terça-feira, 9 de abril de 2013

Manifestação contra privatização da Saúde reune população em Maceió

Usuários do SUS, além de professores e universitários, participaram do ato.
Privatização do Hospital Universitário de Alagoas preocupa população.


Usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), professores e alunos da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) estiveram reunidos na manhã desta terça-feira (9), no calçadão da Rua do Comércio, no centro de Maceió, para um ato de protesto em defesa do SUS e contra a privatização da saúde no Brasil. A manifestação também serviu para convocar a população a participar do plebiscito que vota sobre a privatização do Hospital Universitário da Ufal (HU).

De acordo com a professora da Ufal e integrante da Frente Nacional Contra a Privatização da Saúde, Valéria Correia, protestos como este ocorrido em Alagoas estão acontecendo em todo o Brasil, em alusão ao Dia Mundial da Saúde, ocorrido no último dia 7 de abril.

Além de orientar as pessoas sobre a realidade em que se encontra a saúde no País, a professora também falou sobre a situação do HU, que poderá ser gerido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH).

“Isso é um verdadeiro ataque ao SUS. Aqui em Alagoas, o reitor da Ufal já aceitou a medida para tornar o HU um hospital administrado pela EBSERH, sem mesmo consultar o conselho universitário. Uma medida como essa vai prejudicar ainda mais a vida da população que precisa usar o SUS”, reclamou.

Para Vânia Pereira, que precisa da saúde pública, a privatização do HU é mais uma forma do governo tentar se eximir da culpa pelos maus serviços prestados à população. De acordo com ela, O Sistema Único de Saúde, em tese, é muito bom, porém na prática, não funciona como deveria.

“O governo não tem interesse em criar políticas públicas decentes para a área da saúde, nem para nenhuma outra. Isso é um absurdo, a população agora terá menos locais para buscar ajuda médica. Nós, que precisamos do SUS, vamos ser um dos principais prejudicados. Precisamos lutar contra essa realidade, por isso, apoiamos a causa”, declarou.

Estudantes de medicina preocupados
Alunos do curso de medicina da Ufal, os estudantes Daniel Araújo e Isadora Lima, também estiveram no Centro para a manifestação. Eles estão preocupados com a disponibilidade dos médicos que ofertam as aulas práticas no HU, já que, segundo eles, se o Hospital for mesmo privatizado, a abordagem com os estudantes poderá se tornar mais complicada.

“Ensinar um estudante de medicina na prática demanda um certo tempo que os médicos que estão lá hoje podem nos oferecer. Mas, caso o hospital seja mesmo privatizado, os médicos passarão a trabalhar com metas, com a pressão de horários e o auxílio a nós, estudantes, será reduzido. Não podemos aceitar essa situação”.

Fonte: Globo.com