Minha foto
Advogado. Especialista em Direito Médico e Odontológico. Especialista em Direito da Medicina (Coimbra). Mestre em Odontologia Legal. Coordenador da Pós-graduação em Direito Médico e Hospitalar - Escola Paulista de Direito (EPD). Coordenador da Pós-graduação em Direito Médico, Odontológico e da Saúde (FMRP-USP). Preceptor nos programas de Residência Jurídica em Direito Médico e Odontológico (Responsabilidade civil, Processo ético médico/odontológico e Perícia Cível) - ABRADIMED (Academia Brasileira de Direito Médico). Membro do Comitê de Bioética do HCor. Docente convidado da Especialização em Direito da Medicina do Centro de Direito Biomédico - Universidade de Coimbra. Ex-Presidente das Comissões de Direito Médico e de Direito Odontológico da OAB-Santana/SP. Docente convidado em cursos de Especialização em Odontologia Legal. Docente convidado no curso de Perícias e Assessorias Técnicas em Odontologia (FUNDECTO). Docente convidado do curso de Bioética e Biodireito do HCor. Docente convidado de cursos de Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde. Especialista em Seguro de Responsabilidade Civil Profissional. Diretor da ABRADIMED. Autor da obra: COMENTÁRIOS AO CÓDIGO DE ÉTICA MÉDICA.

quinta-feira, 11 de abril de 2013

Hospital Regional de Ceilândia deve ser evitado

O coordenador do Núcleo de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital Regional de Ceilândia, Antônio Nóbrega, orientou as grávidas a não procurarem o hospital em caso de trabalho de parto. A Rede de Vigilância em Saúde notificou seis mortes de recém-nascidos nos últimos 12 dias no hospital que fica em uma cidade do Distrito Federal. A média é entre quatro e cinco mortes por mês.

Em duas das crianças que morreram foi detectada a presença da bactéria Seratia. A causa da morte de outras duas está em fase de investigação, enquanto duas morreram por outros motivos. Ainda há dois bebês infectados pela Seratia internados no hospital. Segundo o secretário da Saúde, Rafael Barbosa, eles respondem bem ao tratamento.

Para evitar a proliferação da Seratia, a unidade neonatal está bloqueada para novos pacientes.“Diante de uma situação dessas, diante de um surto, a ação é conter a demanda”, disse Barbosa.

Ele destacou que se chegar uma grávida precisando de atendimento, ela vai ser atendida, porém, se o bebê precisar ser internado vai ser encaminhado para outra unidade. De acordo com o secretário, com 470 partos por mês, o hospital da Ceilândia é o que faz o maior número de partos na rede de saúde do DF.

Segundo Antônio Nóbrega, a fonte da bactéria e a forma de propagação serão investigadas. Por enquanto, o hospital está reforçando as medidas de prevenção, “a principal delas é a higienização das mãos”. O coordenador explicou que a serratio é uma bactéria presente no tubo digestivo de grande parte das pessoas e que na maioria das vezes não causa danos à saúde.

Fonte: Saúde Web