Minha foto
Advogado. Especialista em Direito Médico e Odontológico. Especialista em Direito da Medicina (Coimbra). Mestre em Odontologia Legal. Coordenador da Pós-graduação em Direito Médico e Hospitalar - Escola Paulista de Direito (EPD). Coordenador da Pós-graduação em Direito Médico, Odontológico e da Saúde (FMRP-USP). Preceptor nos programas de Residência Jurídica em Direito Médico e Odontológico (Responsabilidade civil, Processo ético médico/odontológico e Perícia Cível) - ABRADIMED (Academia Brasileira de Direito Médico). Membro do Comitê de Bioética do HCor. Docente convidado da Especialização em Direito da Medicina do Centro de Direito Biomédico - Universidade de Coimbra. Ex-Presidente das Comissões de Direito Médico e de Direito Odontológico da OAB-Santana/SP. Docente convidado em cursos de Especialização em Odontologia Legal. Docente convidado no curso de Perícias e Assessorias Técnicas em Odontologia (FUNDECTO). Docente convidado do curso de Bioética e Biodireito do HCor. Docente convidado de cursos de Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde. Especialista em Seguro de Responsabilidade Civil Profissional. Diretor da ABRADIMED. Autor da obra: COMENTÁRIOS AO CÓDIGO DE ÉTICA MÉDICA.

domingo, 14 de abril de 2013

Dois bebês têm alta de maternidade interditada no DF

Dois bebês receberam alta neste domingo (14) da UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) Neonatal do Hospital Regional de Ceilândia, no Distrito Federal.

Além disso, dez leitos da maternidade foram liberados por pacientes que também tiveram alta. A UTI e a Unidade de Cuidados Intermediários continuam com 17 bebês internados e a enfermaria com seis leitos ocupados.

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal informou, por meio da assessoria de comunicação, que espera o esvaziamento da unidade para fazer uma desinfecção total. A secretaria destacou, no entanto, que equipes sanitárias já estão atuando para desinfectar o local. Desde o dia 27 de março, sete bebês morreram no HRC. Exames mostraram que dois deles estavam contaminados pela bactéria Serratia.

A maternidade do hospital está fechada para novas internações desde ontem (13). Após a morte de mais um bebê neste sábado, o subsecretário de Saúde do DF, Elias Miziara, informou que a interdição prosseguirá "até que a situação esteja sob controle". O governo do Distrito Federal acreditava que o episódio estava controlado antes da sétima morte.

A Secretaria de Saúde ainda investiga a morte de três bebês (inclusive o que morreu no sábado) e alega que dois morreram por outras complicações de saúde. Para não colocar em risco os recém-nascidos de outras maternidades, os bebês já internados permanecerão no hospital, sem serem transferidos para demais unidades.

Fonte: Folha Online